Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismuam erat volutpat. #10

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Há dias sabemos que Mato Grosso do Sul enfrenta o período mais crítico desde o começo da pandemia. Entretanto, o Estado atingiu a marca de único do Brasil com superlotação dos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Nesta sexta-feira (12), são 105% de lotação nos leitos de UTI adulto do sistema público de Saúde.

Assim, dentre todos os estados, MS é o com pior cenário de ocupação de leitos. O levantamento foi realizado pela CNN Brasil, com dados das secretarias de saúde de cada unidade federativa. Foram utilizados dados de lotação da quinta-feira (11).

Então, mesmo na última quinta-feira (11), MS era o único com superlotação dos leitos de UTIs. No dia, o Estado registrou 101% de ocupação destas vagas. Ou seja, existem pacientes que já estão internadas em leitos improvisados.

Em 24h houve aumento de 4% no total de internações, que representam 41 novos pacientes em estado grave. Os dados são baseados nos boletins epidemiológicos da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explica que “muitas pessoas estão em leitos críticos, que são leitos improvisados”. Ele destacou que estes locais são inadequados, como: a ala vermelha, prontos-socorros e centros cirúrgicos.

Pacientes estão internados em alas vermelhas e até centros
cirúrgicos. (Foto: Divulgação / HRMS)
Pacientes estão internados em alas vermelhas e até centros cirúrgicos. (Foto: Divulgação / HRMS)