Hospital de Amor encerra o mês da mulher com palestra na promotoria de Dourados

Para encerrar com chave de ouro o mês da mulher, os colaboradores do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Dourados, a convite do promotor de justiça – Ricardo Rotunno, estiveram na sede da promotoria na tarde de ontem, dia 29 de março, para realizar uma palestra sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

O médico oncologista Vitor Cathcart, a supervisora do Instituto, Priscila Lupinetti e a coordenadora da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados – AApoiadores, Gislene Mattos, discorrem sobre os exames de mamografia e Papanicolaou que são oferecidos na unidade do Hospital de Amor de Dourados, totalmente gratuitos e ainda, falaram sobre as ações que a AApoiadores realiza em prol do Hospital. Além das colaboradoras da promotoria, a promotora Rosalina Cruz Cavagnolli, também participou da palestra.

Hoje, o Instituto de Prevenção oferta consultas e exames complementares, como ultrassonografia de mama, colposcopia, CAF (cirurgia de alta frequência) e biópsias de colo de útero e mama, seja por ultrassom ou estereotaxia.

É importante lembrar que a mamografia é oferecida para mulheres com idade entre 50 e 59 anos, como o SUS (Sistema Único de Saúde) preconiza, porém, no Instituto, ele é oferecido para mulheres a partir dos 40 até os 69 anos. Dos 40 aos 49 anos o recomendado é fazer o exame anualmente, já dos 50 aos 69 anos, a cada dois anos. No caso do Papanicolau, também conhecido como preventivo, o ideal é realizar anualmente para mulheres com idade de 25 aos 64 anos.

Com capacidade para realizar 98 exames de Papanicolaou e 56 mamografias por dia, o Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Dourados, atente da 7h às 16h30, à rua Izzat Bussuan, 1.795, anexo ao Medical Center. Os exames podem ser agendados pelo telefone/WhatsApp (67) 3410-6600.